A série "Habitando Identidades" é uma coleção de joalheria profundamente enraizada nas tarefas tradicionais femininas e é uma evolução da peça exposta no Museu do Tesouro Real em Lisboa. Esta coleção não só reivindica e reflete sobre a posição da mulher na arte e na sociedade, mas também explora como a nossa identidade feminina foi construída e continua a ser construída.
Cada peça desta coleção é uma homenagem à memória e aos caminhos percorridos pelas mulheres, integrando uma hibridação de disciplinas como joalheria, pintura, costura e bordado. Através destas obras, os limites das disciplinas artísticas convencionais são desafiados e rompidos, questionando os rótulos historicamente atribuídos às práticas de agulha, que muitas vezes foram consideradas "secundárias" ou "não artísticas". Na verdade, essas práticas foram fundamentais na construção da identidade feminina.
O bordado, uma técnica tradicional que simboliza a memória e as histórias que nos conectam, é apresentado com uma linguagem contemporânea. Assim, cada peça bordada valoriza essas técnicas tradicionais que representam a memória e as histórias que nos unem. Esta perspectiva busca desestabilizar as concepções convencionais de poder e conhecimento, observando que a relação entre ambos é complexa e se manifesta através de uma rede de influências que transcende a individualidade.
Elena Larrén formou-se em Artes Aplicadas com especialização em Joalharia. Prosseguiu os seus estudos artísticos na Escola de Arte de Tarragona e completou o seu estágio na Escola "Le Arti Orafe" em Florença, em 2001. Trabalhou em diferentes oficinas de joalharia e desde 2010 dedica-se ao ensino de técnicas de joalharia. Atualmente, é professora titular na Escola de Arte de Zaragoza. Além disso, ministrou vários workshops na Escola Aziz em Barcelona, na Universidade Central de Saint Martins em Londres, na Escola de Arte Independente Ar.Co e no estúdio de Valentim Quaresma, ambos em Lisboa. Também participou em diversos cursos de joalharia para formação de professores em escolas de arte e fez parte da equipe de ensino nos cursos intensivos de verão da Escola de Design de Barcelona. Em 2024, formou-se em Arte pela Universidade Aberta da Catalunha. Exibiu em Valência, Barcelona, Valladolid, Palência, Lisboa e Munique em várias exposições coletivas. Recebeu vários prêmios em concursos nacionais de design de joias.