Tania Gil

Vermelho Liberdade

A coleção “Vermelho Liberdade” foi criada para comemorar os 50 anos da democracia em Portugal. As peças são feitas com cartuchos de bala, transformados em cravos, simbolizando a mudança de um ícone de violência para um símbolo de paz.

A peça central da exposição é uma instalação em metal, moldada em forma de diamante, com cravos de cartuchos no topo. Esta obra representa a liberdade como nosso tesouro mais valioso e homenageia aqueles que lutaram pela nossa liberdade.

Tania Gil .portugal

Tânia nasceu em Lisboa em 1981 e cresceu em Porto Covo, uma pequena aldeia no pitoresco litoral alentejano de Portugal. Após concluir a licenciatura em Design Industrial no IADE (1999-2003), partiu em busca do seu sonho de infância e ingressou na escola de joalharia Contacto Directo (2004-2009), onde descobriu o vasto e deslumbrante universo desta área. Criou a sua própria marca “Tania Gil jewelry” e atualmente, divide o seu tempo entre Lisboa, e a Costa Alentejana, onde encontra paz e inspiração para as suas criações. As suas viagens pelo mundo são também uma fonte de inspiração, explorando novas culturas, cores e aromas. Perde-se no tempo enquanto observa, fotografa e recolhe elementos da Natureza, a sua principal fonte de inspiração para as suas 'joias' ou 'objetos usáveis', como prefere chamá-los. Adora explorar diversos materiais e técnicas e trabalhar em comunidade, de forma a sensibilizar para temas importantes através do seu trabalho - jóias, esculturas ou instalações.

Topo